Cabe ao médico urologista, em conjunto com o paciente, decidir qual o tratamento mais adequado para cada caso. Mas para isso, avaliamos a intensidade dos sintomas descritos e o quanto esses sintomas estão afetando sua qualidade de vida.
Além disso, os resultados dos exames solicitados pelo urologista também podem influenciar a escolha do tratamento. Vamos ver alguns dos tipos de cirurgia!
Ressecção Transuretral da Próstata (RTUP)
Como o nome sugere, é realizada através da visualização da próstata pela uretra, e remoção do tecido por eletrocauterização ou dissecção aguda, ou seja, “raspamos a próstata” internamente.
Enucleação da próstata
É um procedimento similar a RTUP, porém, o laser para remoção em bloco. Isto é, em um único “pedaço” da porção interna da próstata que comprime o canal da urina.
Vaporização da próstata
Esse procedimento também é uma cirurgia pelo canal da urina. A diferença é que ao invés de retirar o tecido da próstata, nós o “evaporamos“, destruímos esse tecido, não havendo necessidade de remoção.
Ablação transuretral da próstata por agulha
Trata-se de aparelho inserido no canal da urina, que utiliza radiofrequência, gerando calor e ablação (destruição) do tecido prostático.
Esses são apenas alguns dos diversos procedimentos cirúrgicos disponíveis. Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!