A varicocele é ocasionada pela incapacidade ou até mesmo ausência congênita das válvulas nas veias espermáticas. Isso resulta em um refluxo do sangue venoso e a dilatação das mesmas, além do espessamento de sua parede muscular.
Essas alterações venosas, na maioria das vezes, são sistêmicas, ou seja, não ocorrem apenas nas veias do escroto. Em alguns casos, também há um fator hereditário envolvido, pois é comum os pais terem apresentado varicocele no passado.
Mas, felizmente existe um tratamento para a varicocele!
Em casos mais brandos, pode ser recomendado analgésicos e suspensórios testiculares. Porém, em quadros que não apresentam melhoras dos sintomas, a intervenção cirúrgica se faz necessária.
O procedimento constitui em selar as veias afetadas para redirecionar o fluxo sanguíneo para os vasos normais, corrigindo também a infertilidade, pois melhora a produção e qualidade dos espermatozoides.
Apresenta poucos riscos de recorrência, e a probabilidade de apresentar danos a uma artéria ou acúmulo de líquidos ao redor dos testículos é muito pequena.